Fanfarra da E.M."Cel José Brás" no desfile de 7 de setembro em SJN (Foto: Marcio Sabones) |
A “cidade Garbosa” demonstrou o
patriotismo e fez uma grande festa para a comemoração dos 193 anos da
Independência do Brasil, na manhã dessa segunda-feira (07/09), em desfile
cívico-militar na Avenida Tancredo Neves no centro do município.
O clima ajudou após fortes chuvas
da madrugada e uma manhã ensolarada deu o tom para desfiles das fanfarras, a
começar pela E.M.”Cel José Brás” até o encerramento com o Tiro de Guerra de São
João Nepomuceno prenderam um bom público que presenciou o evento.
Desfile da E.M."Três Marias" |
Percebemos um
número bom de pessoas, porém reduzido em comparação aos desfiles anteriores,
como por exemplo, o de 16 de maio desse ano. O motivo pode ser a não
participação de todas as escolas no desfile. Os pré-escolares, as escolas
estaduais Prof Gabriel Arcanjo de Mendonça (Polivalente) e Oswaldo Cruz não
participaram.
Ficou definido pela Secretaria de
Educação que apenas as escolas com suas respectivas fanfarras desfilariam. Não sabemos ao certo, mas talvez pela
dificuldade de montá-las e organizá-las em tempo, a decisão de não sair.
O fato é que São João Nepomuceno
mais um ano comemora a data e passa a seus munícipes a importância da história
e da pátria brasileira.
Dia 7 de setembro: Uma data importante para a imprensa brasileira
Como jornalista e um apaixonado
em especial pelo rádio, a data 7 de setembro marca o início de uma nova era da
comunicação no Brasil. Segundo relatos históricos, a primeira transmissão de
rádio no Brasil aconteceu na cidade do Rio de Janeiro quando o país comemorava
o centenário de sua independência. Em 7 de setembro de 1922, o pioneiro do
rádio brasileiro, Roquette Pinto ligava caixas de som numa praça do centro da
capital da República e iniciava ali o Rádio Clube para o testemunho de milhares
de cariocas.
Desta data em diante, os Rádios
Clubes começaram a ganhar audiência, primeiro entre os magnatas que tinham o
meio de comunicação como um artigo de luxo, mas que na década de 30 passa a ser
um meio de comunicação de massa e comercial, com os patrocínios de grandes
empresas, inclusão social com programas populares, rádios-novelas, programas de
auditórios etc.
Algumas fotos do desfile:
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