SJN comemora o dia da Independência

Fanfarra da E.M."Cel José Brás" no desfile de 7 de setembro em SJN (Foto: Marcio Sabones)
A “cidade Garbosa” demonstrou o patriotismo e fez uma grande festa para a comemoração dos 193 anos da Independência do Brasil, na manhã dessa segunda-feira (07/09), em desfile cívico-militar na Avenida Tancredo Neves no centro do município.

O clima ajudou após fortes chuvas da madrugada e uma manhã ensolarada deu o tom para desfiles das fanfarras, a começar pela E.M.”Cel José Brás” até o encerramento com o Tiro de Guerra de São João Nepomuceno prenderam um bom público que presenciou o evento. 

Desfile da E.M."Três Marias"
Percebemos um número bom de pessoas, porém reduzido em comparação aos desfiles anteriores, como por exemplo, o de 16 de maio desse ano. O motivo pode ser a não participação de todas as escolas no desfile. Os pré-escolares, as escolas estaduais Prof Gabriel Arcanjo de Mendonça (Polivalente) e Oswaldo Cruz não participaram.

Ficou definido pela Secretaria de Educação que apenas as escolas com suas respectivas fanfarras desfilariam.  Não sabemos ao certo, mas talvez pela dificuldade de montá-las e organizá-las em tempo, a decisão de não sair.

O fato é que São João Nepomuceno mais um ano comemora a data e passa a seus munícipes a importância da história e da pátria brasileira.

Dia 7 de setembro: Uma data importante para a imprensa brasileira

Como jornalista e um apaixonado em especial pelo rádio, a data 7 de setembro marca o início de uma nova era da comunicação no Brasil. Segundo relatos históricos, a primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu na cidade do Rio de Janeiro quando o país comemorava o centenário de sua independência. Em 7 de setembro de 1922, o pioneiro do rádio brasileiro, Roquette Pinto ligava caixas de som numa praça do centro da capital da República e iniciava ali o Rádio Clube para o testemunho de milhares de cariocas.


Desta data em diante, os Rádios Clubes começaram a ganhar audiência, primeiro entre os magnatas que tinham o meio de comunicação como um artigo de luxo, mas que na década de 30 passa a ser um meio de comunicação de massa e comercial, com os patrocínios de grandes empresas, inclusão social com programas populares, rádios-novelas, programas de auditórios etc. 

Algumas fotos do desfile:








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