Torneio de Robótica agita fim de semana em SJN

A mesa do robô foi uma das atrações do torneio (Foto: Márcio Sabones)
Na manhã desse sábado (12/09), a unidade SESI/SENAI São João Nepomuceno “Robson Braga de Andrade” organizou o 2º Torneio Interno de Robótica.

O evento aconteceu no ginásio poliesportivo do colégio e teve a participação de quatro equipes: Ônix (6ºA), Cronos (6ºB), Fênix (7º) e Wall-E (8º). Além dessas classes, cada equipe recebeu o apoio das turmas do 3º, 2º, 1º (Ensino Médio) e 9º (Fundamental) anos respectivamente.

No entanto, cada equipe teve de se preparar e organizar um time para quatro provas:

1 - Projeto de Pesquisa:
Projetos desenvolvidos pelos alunos(as) explorando o “fascinante Mundo do lixo e as diversas possibilidades de reutilização e reciclagem”.
2 – Designer do Robô:
Cada equipe monta o robô para a prova da mesa.
3 – Corvelius:
O trabalho em equipe, comportamento, integração com outras equipes e torcida.
4 – Mesa do Robô:
As equipes passam por três round’s na mesa com obstáculos e objetivos. Para que o robô faça o trajeto, antes os membros da equipe preparam a programação robótica.

Equipes montaram estandes no ginásio poliesportivo (Fotos: Márcio Sabones)
Além do torneio de robótica, duas outras modalidades da Copa SESI (gincana entre todas as classes) no ginásio poliesportivo aconteceram, a Jenga Gigante e o Show de Talentos.

1 – Jenga Gigante
O desafio de manter a torre da Jenga de pé fica cada vez mais difícil, na medida que, os participantes retiram os blocos da base e devem recolocá-los no topo. Aquele que derrubar a torre perde.
2 – Show de Talentos
As classes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio prepararam shows artísticos para apresentação ao vivo. Alunos e alunas demonstraram talento para a dança, música, teatro etc.
*A Copa SESI ainda está em andamento e nas próximas datas os eventos esportivos.

Estandes com características de suas equipes (Foto: Márcio Sabones)
Todas as atividades foram acompanhadas por jurados e o resultado:

COPA SESI

Show de Talentos:
1º lugar: 3º ano (Ensino Médio) – 48,8 pts
2º lugar: 2º ano (Ensino Médio) e 6º ano (Ensino Fundamental) – 47,5 pts

Apresentação cultural do 3º ano (Foto: Márcio Sabones)

Clique aqui e assista o clipe desta apresentação


Jenga Gigante:
1º lugar: 2º ano (Ensino Médio) 
2º lugar: 7º ano (Ensino Fundamental)

Os desafios da Jenga Gigante (Foto: Márcio Sabones)

Torneio de Robótica: (vencedores)

*Projeto de Pesquisas: Equipe Wall-E
*Designer do Robô: Equipe Ônix
*Corvelius: Equipe Cronos
*Mesa do Robô: Equipe Ônix
*Campeão Geral: Equipe Ônix

Equipe da mesa do robô Ônix com a diretora Renata e a pedagoga Daniela
(Foto: Márcio Sabones)
O torneio interno serve de preparação para a formação do time SESI que irá disputar o Torneio de Robótica FLL – Temporada 2015/2016 TRASH TREK que acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro deste ano.

Exemplo disso foi a equipe campeã da edição passada, DELTA que marcou presença no evento apoiando os participantes e trazendo na bagagem a experiência de ter participado no mês passado, representando o SESI Minas na Worldskills em São Paulo.


Agradecimentos

Tive o prazer de ser o apresentador do evento e desde já o agradecimento ao SESI-SENAI, a diretora da unidade Renata Dalton, ao técnico Vaguinho, a pedagoga Daniela, a todos os professores(as), enfim a todos aqueles que direta ou indiretamente são responsáveis por tão belo evento que tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela robótica e pela ferramenta LEGO.

Obrigado pela confiança de meu trabalho e dizer que foi um prazer participar e aprender com essa dinâmica tão interessante. Pois presenciei e gozei de momentos de alegria, empenho e determinação desses jovens cidadãos são-joanenses. Em nenhum momento, alguém ficava navegando no whatsApp ou qualquer rede social no celular e provocava o oponente, muito pelo contrário, era anunciar uma prova ou uma apresentação cultural que todo mundo corria para acompanhar, torcer, aplaudir e cooperar.

Alunos no palco com a "dança da galinha" (Foto/selfie: Márcio Sabones)
A atração era a tal da "dança da galinha". No primeiro momento, a equipe DELTA apresentou no palco as divertidas e animadas coreografias desse hit que é o tema das competições nacionais e internacionais da robótica. Envolvente ao ponto de fazer professores, pais, estudantes e até o apresentador a fazer a dança com graça e muita alegria. 

Parabéns organizadores pela competência e dedicação de passar aos participantes todos os valores de uma competição limpa e com cooperação.


Por Márcio Sabones
Fotos: Márcio Sabones e Leandro Soares

Acompanhe outras fotos do evento:



























Comentários