1ª Mostra de artes e Feira Científica e cultural da Escola “Cel José Brás”

Apresentações receberam excelente público na quadra da Escola
 (foto: Márcio Sabones)
A Escola Municipal “Cel José Brás” convidou o Blog do Sabones para acompanhar uma semana repleta de eventos organizados pelo educandário em São João Nepomuceno. Entre os destaques a Feira Cultural e de Ciências e a Mostra de Artes, também as apresentações musicais da Orquestra de Flautas Infantil.

Feira de Ciências e Cultura

Na tarde dessa quinta-feira (19/11), alunos e alunas da escola apresentaram danças, cantos, poesias e exposições nos temas da cultura africana (costumes, culinária, curiosidades), da diversidade humana e na parte científica o corpo humano.
Livros preparados pro alunos traziam pratos típicos africanos
(foto: Márcio Sabones)

Dança dos alunos do 4º ano simbolizavam a união das cores
(foto: Márcio Sabones)
As crianças receberam pais, professores e amigos no pátio e na quadra da escola que ficou lotada para acompanhar cada atração. A diretora Fernanda Corrêa O. Guimarães e a vice-diretora Maria Célia Dutra Barbosa receberam todos os convidados e agradeceram o apoio recebido de todos os professores, funcionários e da cooperação dos pais para ajudar os filhos(as) na confecção de cada ideia que foi exposta. (Veja a galeria de fotos deste evento no final da matéria)


1ª Mostra de Artes

O evento acontece na Câmara Municipal e teve início no dia 16 de novembro e segue até o dia 4 de dezembro nos horários de 8h às 11h, 13h às 16h com o tema: “Resgatando as brincadeiras folclóricas com Cândido Portinari em comparação com Ivan Cruz e Releituras e Re-leituras Universo de Romero Brito”.
Galeria de artes foi atração e estará em exposição até o dia 4
(foto: Márcio Sabones)
Na noite de abertura, a professora responsável pelo projeto Silvia Helena Gonçalves recebeu os convidados e apresentou todas as performances artísticas a começar com o aluno Augusto do 4º ano com a “contação de história”da “Lenda do guaraná”. Depois foi a vez das alunas do  3º ano com a professora de música Iara com o Solfejo.
Augusto apresentou a "lenda do Guaraná" e pediu aplausos no fim.
O menino teve o reconhecimento pelo carisma e talento


Alunas do 3º ano apresentaram o Solfejo (foto: Márcio Sabones)
O Solfejo é uma apresentação sem instrumentos, apenas vocais indicando as notas musicais e em seguida, uma parte da Orquestra de Flautas do professor de música Fernando Arturo. A diretora Fernanda e a vice-prefeita Dulcinea Reggi Barbosa discursaram admiradas pelos trabalhos apresentados e da importância da cultura na vida das crianças diante do público que aplaudiu e admirou cada apresentação.
Parte da Orquestra de Flautas apresentaram com o professor Fernando
(foto: Márcio Sabones)
Na sequência, a professora convidou todos para a galeria de arte montada pela escola no salão do terceiro andar da Câmara Municipal. Lá, estão sendo expostos trabalhos feitos pelos alunos e alunas e também um espaço em especial para uma galeria dos pais. Pais de alunos que elaboraram trabalhos de desenhos e pinturas.
Vice-prefeita Dulcinea e diretora Fernanda disseram da importância
dos eventos culturais na escola (foto: Márcio Sabones)
Professora responsável pelo projeto, Silvia Helena
Em conversa com o Blog do Sabones, a professora responsável pela Mostra de Artes Silvia Helena comentou sobre o desempenho dos alunos que tem sido participativo e agora ainda mais empolgante, pois um dos artistas pesquisados, Ivan Cruz que é natural de Cabo Frio já está em contato com ela por e-mail e em breve enviará um vídeo para as crianças são-joanenses falando de seus trabalhos e da importância da arte. Silvia Helena disse também que é provável o artista vir a nossa cidade a qualquer momento para ver os trabalhos dos estudantes e conhecer a “garbosa”.


por Márcio Sabones

Veja mais:


GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE ARTES NA CÂMARA MUNICIPAL




















FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA































Comentários