Árvore cai em praça central de SJN e assusta moradores

Árvore tinha aproximadamente 20 metros (foto: Márcio Sabones/celular)
Uma árvore flamboyant com aproximadamente 20 metros de altura caiu por volta das 9h30 da manhã dessa segunda-feira (09/11) na Praça Barão do Rio Branco em São João Nepomuceno. O local é próximo a estação rodoviária e sempre recebe um bom número de pessoas em trânsito e também para uma boa conversa e descanso.

Segundo informações de testemunhas, a árvore caiu sozinha e assustou a todos que estavam na praça, pois começou a ouvir estalos até sua queda que derrubou um poste de iluminação pública da praça.

Defesa Civil começa a analisar a queda (foto: Márcio Sabones/celular)
Base da árvore aparentava estar comprometida (foto: Márcio Sabones/celular)

Felizmente, ninguém foi atingido, mas caso contrário certamente faria uma vítima fatal. A Praça “Barão do Rio Branco” é um local de turismo na cidade, pela estátua do craque da bola, Heleno de Freitas, desfiles de blocos e escolas de samba no carnaval, tal como os desfiles cívicos e militares de aniversário da cidade e Independência.
Estátua de Heleno de Freitas a alguns metros da érvore (foto: Márcio Sabones/celular)
Em entrevista com o coordenador da Defesa Civil, Marco Antônio Barbosa dos Santos (Major) a informação de que uma vistoria foi feita no início do ano no local e naquela oportunidade um laudo foi apresentado a SAMATUR (Secretaria Municipal de Agricultura, meio Ambiente e Turismo), órgão responsável da necessidade de podas daquelas árvores.

O pedido foi atendido e segundo Major, caso não tivessem feito aquelas podas, o estrago de hoje com certeza seria maior. O coordenador também comentou de que outras três árvores da mesma espécie e talvez idade da que caiu nessa manhã serão vistoriadas e um laudo encaminhado a SAMATUR informando a causa da queda desta árvore (possibilidades como por exemplo apodrecimento, pragas) e se necessário a retirada das outras.

Poste de iluminação foi derrubado (foto: Márcio Sabones/celular)
Também em conversa com o secretário da SAMATUR, Ozair Costa Segundo (Zaizinho) foi informado que o órgão aguarda o laudo da Defesa Civil para ver se será necessário a retirada das outras árvores, caso também estejam comprometidas. “O laudo será analisado pelo nosso técnico que também deslocará ao local da queda agora. Caso tenhamos que retirá-los vamos fazer o replantio com outras mudas”.

O secretário aproveitou nossa reportagem para fazer um apelo à população: “Gostaria de aproveitar o espaço para pedir às pessoas que não destruam as nossas mudas e árvores, pois estou muito triste com a situação de que algumas mudas de árvores que plantamos em setembro com estudantes já foram arrancadas e até mesmo quebradas na cidade”, desabafou.

No momento, a Defesa Civil está vistoriando as árvores da praça “Barão do Rio Branco” e liberando o trânsito no local. Nossa equipe estará acompanhando o caso.

Queda poderia fazer várias vítimas (foto: Márcio Sabones/celular)

por Márcio Sabone
s

Comentários