Débora Fajardo lançará livro no Brasil e Europa



Débora, Isaura, Lila, Rodrigo e Brígida

Estamos disponibilizando a matéria assinada por este jornalista no jornal "Voz de S. João", edição nº 5439 do dia 9 de janeiro de 2016. Vale a pena conferir e conhecer um pouco da são-joanense que vem destacando na literatura.


A são-joanense Débora Fajardo Pontes lançou o livro “Pioneiras para a saúde, um legado de boas práticas” junto ao Blog Vida Útil nesse fim de ano. O lançamento virtual (E-book) está disponível no blog e o download é gratuito (clique aqui). O fato chamou atenção de nossa reportagem que procurou a filha do senhor Luiz Gonzaga Henriques Pontes e da saudosa dona Diva Maria Fajardo Pontes, e irmã de nosso colunista Luiz Antônio Pontes.

O livro tem como tema e resgata a história de duas mulheres que marcaram época. Wanda Miana e Aracy Tavares que disseminaram os princípios da macrobiótica e do yoga nos idos de 1960. Primeiro elas obtiveram benefícios para si com as práticas naturalistas. Depois ajudaram muita gente. É um resgate de suas experiências e as orientações.

O impresso será lançado simultaneamente no Brasil e Europa e está sendo negociado com a Chiado Editora, de Lisboa, Portugal. Assim que alcançar a marca de três mil livros vendidos, será automaticamente traduzido para o inglês e o espanhol, a ser distribuído no Reino Unido, Estados Unidos e Espanha.

Débora informou-nos de que o livro surgiu depois do término de seu mestrado em Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf). “Minha dissertação foi indicada pela banca para a publicação. Trata-se de uma pesquisa de gênero, sobre as representações da sexualidade feminina em revistas contemporâneas”, explicou Débora.

Débora comentou sobre o trabalho. ”O projeto do livro "Pioneiras" é da mãe do meu sobrinho e amiga, Regina Alvarenga. Ela se beneficiou diretamente das instruções de Aracy Tavares e Wanda Miana. E sempre dizia que era preciso resgatar esses ensinamentos, registrá-los e torná-los acessíveis. Por isso, decidimos disponibilizar o e-book gratuito. E temos tido a satisfação de ver pessoas até no exterior acessando o blog”.

por Márcio Sabones

Comentários