Movimento Resgate ao Esporte é voluntário no bairro São José



O projeto de nome “Movimento Resgate ao Esporte” acontece no Centro Comunitário do bairro São José com a colaboração de voluntários e por cerca de um ano vem dando aulas gratuitas de capoeira com o professor formando Elias Mendes Oliveira que já tem 16 anos de experiência e ainda com a assinatura no projeto do professor de Educação Física e Mestre da capoeira de Aruanda Carlos (Véi) com 22 anos de prática do esporte.
Amanda (preto) com voluntários e alguns alunos do projeto


Os dois são parceiros da idealização da coordenadora do evento Amanda Massucatti que em entrevista informou que já recebe alunos das categorias infantil, juvenil e adulto. “O nosso intuito é afastar as crianças e adolescentes da rua gerando melhorias não só na vida social, mas também na qualidade da saúde de todos. Recebemos crianças a partir dos 5 anos de idade e as aulas acontecem terças e quintas-feiras, a partir das 18h (infantil) e às 19h30 (juvenil e adulto)”, explicou Amanda que ainda disse das dificuldades. “Precisamos de apoio para uniformes das crianças que não têm condições de comprar. Não é obrigatório, mas o uso é recomendado para uma melhor evolução durante o treino e também comprar equipamentos como tatames por ser um exercício de saltos etc”.

O projeto não tem patrocinadores e é sustentado com rifas vendidas pelos alunos, doações da coordenadoria, dos idealizadores, do espaço do Centro Comunitário pelo presidente da Associação do bairro Sebastião Vagner Barbosa, “o Vaguinho” e a parceria com professores. 

Mesmo com todas as dificuldades, Amanda sonha em levar projetos assim para diversos bairros da cidade e já colocará em prática um acréscimo a este do bairro São José. “Aulas de dança, a Zumba. Começa no dia 4 de abril, uma segunda-feira a noite no salão da comunidade. Esta atividade com duas aulas semanais, este no valor de R$ 30,00 por pessoa para poder pagar a professora”, informou Amanda que também citou da vontade de fazer uso da quadra do bairro, situada atrás da Copasa para um projeto de futsal, vôlei e skate. “Já temos gente pra ajudar também nessas áreas, mas o estado da quadra não permite o início imediato, acredito que daqui uns quatro meses podemos começar. Ainda nesse fim de semana, estivemos lá para capinar ao redor e agora estou finalizando o projeto completo com capoeira, dança, futsal, vôlei e skate para apresentar a diretoria de esportes na Prefeitura”.

Quadra e dependências necessitam de reformas e solução contra vandalismo para iniciar atividades do projeto




Questionada sobre uma participação da Administração Municipal no projeto, Amanda respondeu que ainda não procurou a Prefeitura. “Tratava de um pequeno projeto e com poucas pessoas na capoeira, mas agora são mais voluntários e a possibilidade de fazer outros esportes e quem sabe em outros bairros começa a surgir. Diante disso, estou encerrando de colocar no papel o projeto para apresentar a eles”, finalizou.

Os interessados em se inscrever como alunos ou até mesmo em voluntários, o contato é Amanda Massucatti pelo telefone (32) 9 9923 3748 ou no Centro Comunitário do bairro São José às terças e quintas-feiras a partir das 18h.

Por Márcio Sabones
Fotos: Amanda Massucatti 

(Matéria assinada por este jornalista no jornal Voz de S. João
 edição nº 5450 de 26 de março de 2016) 

Comentários