Rafa Castro, legado da música são-joanense em São Paulo

Músico são-joanense Rafa Castro já lançou quatro CD's
É de tirar o chapéu para este jovem de 27 anos, pianista, compositor e arranjador de trilhas sonoras para cinema e teatro;filho do simpático casal Carlos Henrique Nunes Castro e Sônia Castro; e irmão mais velho de Patrícia que saiu de São João Nepomuceno e hoje tem o seu espaço em São Paulo (SP).

A atmosfera musical são-joanense fez com que o garoto Rafael, aluno na época, da Escola Cenecista“Dr Augusto Glória” começasse a se interessar pelo violão e aos 19 anos de idade conhecer os primeiros acordes e o ritmo dos pedais de um piano. Estudou na Universidade de Música Popular Bituca (Barbacena) e depois, com sua ida à Juiz de Fora, para estudos na UFJF,somou conhecimentos e aprendizados, enriquecendo assim seu repertório.

Vídeo Música: Fronteira (Rafa Castro)

Rafa Castro
Desta forma, Rafa Castro foi ao palco com a banda juiz-forana Lúdica Música entre outros músicos da região. Sua ida para São Paulo e o trabalho autoral fez com que seu nome estivesse em evidência, ou melhor, está em evidência, pois no último fim de semana, na capital paulista apresentou um belo show no Museu da Casa Brasileira na Avenida Brigadeiro Faria Lima que encantou a plateia ao lado do baixista Igor Pimenta e do baterista Gabriel Altério. O músico são-joanense disse de sua satisfação diante dessa turnê. “O show desse fim de semana foi incrível! A atmosfera de encantamento e emoção pairaram sobre aquele lugar. Me senti de alma lavada e dever cumprido. Esse é o intuito de ter assumido a vocação musical. Me dá muita força pra continuar em saber que existem lugares e pessoas tão especiais. Um salve a todos que tem acreditado junto comigo no trabalho”, comentou Rafa.

Pianista em show no Museu da Casa Brasileira
Neste show, Rafa Castro apresentou um trabalho autoral inédito acompanhado de releituras do cancioneiro popular brasileiro. Com uma roupagem moderna e livre, embasada no jazz e na MPB divulgando o seu quarto álbum lançado, “Casulo”. O músico são-joanense já fez parceria com importantes nomes da música brasileira, como aconteceu em 2014 com o CD/DVD “Teias” em parceria de Túlio Mourão (representante do Clube da Esquina), figura marcante no piano de importantes discos de Milton Nascimento e grandes nomes da música popular brasileira – Mourão também fez parte da fase progressiva d’Os Mutantes, gravando o disco Tudo Foi Feito Pelo Sol, onde, em projeto ousado, dividem o palco intercalando dois pianos. Na bagagem de Castro destacam-se também o prêmio BDMG de música instrumental de 2012, além de uma turnê europeia que passou por Alemanha, Rússia, Noruega, Portugal e França.

Vídeo Música: O Trem Azul (Rafa Castro e Túlio Mourão/DVD Teias)

Por Márcio Sabones
(Matéria assinada por este jornalista no JOrnal Voz de S. João, 
edição nº 5452 de 09 de abril de 2016)
Fotos: Arquivo Rafa Castro

Comentários