Escola Girassol apresenta"Brincadeira de Criança"

Lindo momento com as crianças no palco. Brincadeira de criança emocionou plateia (Foto: Israel Malthik)
A direção, professores e alunos da Escola Especializada Girassol (Associação Pestalozzi) de São João Nepomuceno apresentaram no último sábado (03), no salão de festas do Botafogo FC, um evento com apresentações de danças, músicas, shows de talentos e uma feira de brinquedos de sucata, projetos trabalhado com cerca de 80 atendidos daquela instituição encerrando as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, que também contou com outras atividades na escola, caminhada no centro da cidade, etc. “Brincadeira de Criança” encerrou as atividades com “chave de ouro”, num belo e emocionante evento e acompanhado por uma excelente plateia, lotando as dependências do salão.


Márcio Sabones, apresentador do Brincadeira de Criança
Tive o prazer do convite para ser o apresentador, um trabalho único com requintes de graça, firmeza, alegria e emoção. O grupo de teatro da E.M.”Dr Péricles Vieira de Mendonça” na direção dos professores Cássio Magalhães e Carlos Augusto Ferreira deram um show com a participação do teatro “Boi Bumbá”. Além de levar o trabalho cênico, Cássio e Carlos Augusto prontificaram em maquiar dezenas de alunos que participavam de todos os shows, entre crianças, adolescentes, jovens e até as professoras.

Ao todo, sete apresentações pelos alunos mais do que especiais da Escola Girassol, entre eles quadros que citavam o amor, os animais, as cores, a música, os ritmos e as brincadeiras. O objetivo é mostrar a população que a educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças. A direção da escola cita uma frase de Paulo Freire para simbolizar o encontro da noite. A inclusão acontece quando... “Se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. 
No primeiro plano, a professora Luere e alunos (Foto: Israel Malthik)
A professora Luere Brandão Cence, uma das responsáveis pela preparação e ensaios das crianças para o evento disse sobre o projeto. "O grupo de dança "Girassol no Sertão" foi fundado em 2011. Desde então vem se apresentando anualmente neste evento ou quando recebe algum convite. A dança como entretenimento cultural, é uma forma de trazer alegria e aprendizado para os alunos, incentivando-os a fazer o que os deixam felizes. Para a escola e familiares, o grupo de dança é um meio de apresentarmos à sociedade algumas das inúmeras habilidades dos nossos queridos alunos. O tema surgiu a partir das atividades e exercícios aplicados no setor psicomotricidade, onde atuo faz dois anos. No primeiro semestre, os ensaios aconteceram semanalmente, em agosto foram diários até o dia do evento".
Público acompanhou apresentações no salão de festas do Botafogo FC (Foto: Israel Malthik)
A diretora Orcilene Martins elogiou a atuação de todos os artistas e agradeceu a sua equipe da Girassol, aos pais e familiares dos alunos, sempre aliados à Pestalozzi, bem como os amigos da escola “Dr. Péricles de Mendonça” pela participação e a imprensa pela divulgação e cobertura do evento.

Por Márcio Sabones

Fotos: Israel Malthik

GALERIA DE FOTOS
























































































Comentários