Girafa não desfila e Barril vira baile


Mudanças radicais nos mais antigos e tradicionais blocos do carnaval são-joanense. Girafa interrompe desfiles ininterruptos desde a década de 60 e Barril vai para os Trombeteiros
 
Ausência das mulinhas, marchinhas da Girafa e do Barril nas ruas da cidade (Foto: Arquivo/Márcio Sabones - carnaval 2016)
Em visita na casa do presidente do Bloco da Girafa, Luiz Costa “Carioca” nessa semana, a nossa equipe recebeu a notícia oficial da decisão da diretoria de cancelamento do desfile do mais antigo bloco em atividade do carnaval de São João Nepomuceno, que seria agendado para o domingo de carnaval, dia 26 de fevereiro, a partir das 17h. 

O desfile que tradicionalmente tem concentração no bairro Santa Rita, local de sua criação e promove um desfile pelas ruas do centro da cidade até a Estação Rodoviária com seus bichos, bonecos, mulinhas, bateria, distribuição de doces e milhares de foliões estarão de fora da folia em 2017. 

Bonecões da Girafa
“Decidimos em reunião com a diretoria de cancelar nosso desfile, pois precisamos de uma estrutura de som (trio elétrico ou um carro de som) para os intérpretes de nossas marchinhas e também como não haverá a estrutura da passarela (Circuito) não faz sentido desfilar, pois quem estará na rua para nos aplaudir? É uma pena, mas essa foi a nossa decisão”, explicou Carioca. 

Questionamos o presidente sobre uma provável concentração (“concentra, mas não sai”). “Chegamos a pensar nisso também, como os outros blocos pretendem fazer, mas se isso fosse acontecer teria de ser aqui no bairro, lugar onde a Girafa nasceu. Mas mesmo assim a diretoria decidiu não fazer”.

BLOCO DO BARRIL

Bloco do Barril 2016
O Bloco do Barril não cancelou, mas deixou as ruas para uma nova roupagem em baile de clube. O mais famoso bloco da cidade não desfilará com sua rainha em carro aberto no centro de São João Nepomuceno, sempre acompanhado por milhares de foliões, chegando a ter mais de 25 mil pessoas em desfile em carnavais de anos passados. Desta vez, em uma parceria com o Novo Clube Trombeteiros de Momo e uma produtora de eventos, a realização do 1º Baile do Barril na comemoração de 44 anos de história. 

O baile acontecerá na 2ª feira de carnaval, dia 27 de fevereiro, a partir das 22h, na sede dos Trombeteiros, e terá a atração da banda “Loucura Maior” de Juiz de Fora, com o melhor do samba, axé e pagode, além da cerimônia da coroação da nova rainha, miss barril, embaixatriz do turismo e premiações em dinheiro para os grupos fantasiados (masculino, feminino e misto). Os ingressos serão vendidos antecipadamente a R$ 20,00 e mesas a R$ 130,00 na secretaria do clube no centro da cidade.

Por Márcio Sabones
(Matéria assinada por este jornalista na capa do
Jornal Voz de S. João, edição nº 5495)

Comentários

  1. Infelizmente acho que houve uma reação (política) precipitada. No passado não havia subsidio da prefeitura e todos saíam. Houve mudanças, houve, hoje os blocos estão maiores precisa de alto falante? Qualquer carro de som pode resolver o problema. A existência de banheiros químicos podiam ser negociados cm a prefeitura e os empresários. Muita coisa poderia ser feita, lhe garanti que o povo não faltaria.
    Veja como funciona a parceria com a iniciativa privada.
    Os proprietários do Bar do Alex e Bar do Marquinhos confirmaram a realização de atividades carnavalescas na Rua Nova (Rua Comendador José Soares) para 2017. O local que tradicionalmente concentra os blocos 4 Gerações e Zé Pereira, neste ano contará com o Bloco dos Tourão e programação especial com bateria e muito samba.
    Confira abaixo a programação completa do Carnaval da Rua Nova:

    5ª feira (23/02): Bateria e carnaval com música no bar

    6ª feira (24/02): Concentração do Bloco dos Tourão (Coroação do novo Rei e do Muso)

    Sábado (25/02): Roda de Samba e carnaval com música no bar

    Domingo (26/02): Carnaval com música no bar

    2ª feira (27/02): Carnaval com música no bar

    3ª feira (28/02): Carnaval com música no bar

    De acordo com os organizadores, o principal objetivo do Carnaval da Rua Nova 2017 é manter viva a tradição carnavalesca do local, que é sempre um dos mais frequentados por foliões de todas as idades durante o período carnavalesco. Enquanto os tradicionais blocos 4 Gerações e Zé Pereira decidiram não sair, o “jovem” Bloco dos Tourão promete divertir os foliões, mantendo viva a tradição da Rua Nova no Carnaval da “Garbosa”.

    ResponderExcluir

Postar um comentário