Palestra para prevenção de “Visão das Crianças" na Associação dos Aposentados e Pensionistas


Diretoras das escolas públicas municipais acompanharam palestra na Associação dos Aposentados e Pensionistas. Prevenções e cuidados com crianças podem evitar problemas de visão
Na última semana, uma importante palestra com o médico oftalmologista, Dr. Luciano Arantes, da Associação dos Cegos de Juiz de Fora sobre o tema de prevenção com a Visão das Crianças que estudam nas creches e escolas municipais (Educação Infantil e Ensino Fundamental), no qual levou diretoras, professoras e membros do Conselho Tutelar de São João Nepomuceno, no salão de festas da Associação dos Aposentados e Pensionistas.

No encontro, o palestrante apresentou uma série de ações que podem ser desenvolvidas pelas educadoras para prevenir e identificar doenças nas crianças nas escolas. No tema abordado, o público, inclusive o presidente da Associação, o sr. Ruy Barbosa puderam acompanhar e ter orientações sobre algumas das doenças que podem e devem ser identificadas ainda quando a criança possui menos de oito anos de idade. 

Uma vez identificadas, as crianças podem passar por cirurgias corretivas e apresentar sua capacidade plena de aprendizado. Uma palestra foi agendada para o próximo dia 16, para todas as professoras das escolas municipais, com o objetivo do projeto deve ser implantado ainda este ano. 

Na oportunidade, o oftalmologista Dr. Luciano Arantes estará explicando às professoras informações que possam contribuir para identificar os problemas como a falta de sintomas e de exames regulares, sendo um dos motivos de o Brasil hoje ter mais 27 mil crianças cegas e 83 mil com baixa visão. Nas crianças a partir de 3 anos, deve-se prestar atenção a sintomas como tombamento da cabeça para um dos lados, dor de cabeça ou nos olhos frequente, olhos desviados para o nariz ou para fora, esfregar os olhos após esforço visual e fechar um dos olhos em locais ensolarados, entre outras informações.

Márcio Sabones

Foto: Fellype Alberto

Comentários