Parabéns Mangueira F.C. – 99 anos de história

Brasão do Mangueira FC na entrada do clube (Foto: Márcio Sabones)
O baeta são-joanense, o Mangueira Futebol Clube completa nessa sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017, o seu 99º aniversário de fundação.
Entrada do antigo estádio do Mangueira FC. Local onde atualmente está o Parque de Exposições (Foto: arquivo MFC)
A diretoria, associados e mangueirenses comemoram a data e relembram os feitos do vermelho e branco, amado, respeitado e dono de uma história inconfundível e aguerrida no futebol, voleibol e natação, por exemplo. Considerado um dos grandes times de futebol da cidade e região, o Mangueira montou “timaços” por toda a sua história.

Entre os destaques destes esportes, a família Freitas, revelando o craque Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo de Futebol e Regatas na década de 1940, tendo o estádio do clube com o nome do jogador. Na natação, a atleta Herilene de Freitas, campeã brasileira de nado costas em 1954 e no voleibol, a campeã Helenize de Freitas, da seleção brasileira entre os anos 1967-1975.

Time do Mangueira com são-joanenses profissionais nos anos 90. Entre eles: Marco Ayupe, Eduardo de Paula, Adil e Zé Luiz (Foto: arquivo MFC)
No esporte das águas, o Mangueira foi o pioneiro em formar uma equipe de São João Nepomuceno e disputar campeonatos regionais, estaduais e nacional, assim como no vôlei e contou com fortes equipes masculinas e femininas. Os meninos da quadra foram campeões do interior de Minas em 1950, o primeiro a triunfar no estado de Minas Gerais.

Para a juventude, os banhos na piscina de 25 metros que antes apresentava um assustador fundo de 3,5 metros de altura. Os agitos dos jovens no Rubro Bar com o bar e discoteca e a tradição das festas de carnaval, baião, entre outros.

Piscina do Mangueira FC - final dos anos 70 (Foto: arquivo MFC)

Piscina do Mangueira FC - março de 2017 (Foto: Márcio Sabones)
No ano passado, depois de um longo tempo de paralisação para restauração das suas piscinas, o baeta voltou a funcionar e receber seus sócios. A frente da direção, o filho do saudoso ex-presidente sr. Elton Nascimento, o jovem Pércio José Mendonça do Nascimento e o radialista Fernando de Lélis Pinheiro “Kibil” junto aos demais membros estão empenhando um trabalho com excelência e conseguiram reativar o clube.

Veja mais:

O Blog do Sabones gostaria de parabenizar aos 99 anos do clube e o excelente retorno. Viva o Mangueira!!!! Vamos deixar livre o espaço para comentários no caso de lembranças...

Por Márcio Sabones

Comentários