Turismo: 1ª Reunião do Circuito Caminhos Verdes em 2017


Associação com nove municípios da região discute pontos positivos, identidades e promove palestr. Na foto, membros que participaram da reunião

A diretoria do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas convocou membros (representantes de municípios) e lideranças comunitárias para a 1ª reunião da Associação, realizada na última segunda-feira (13), na sala de reuniões da Escola Municipal "Francisca Simões" em Rio Novo. 

O CTCVM é formado por nove municípios da região (São João Nepomuceno, Rio Novo, Coronel Pacheco, Piau, Goianá, Guarani, Bicas, Mar de Espanha e Pequeri), ainda recebeu o diretor de turismo da cidade de Chiador, que deve integrar ao circuito, assim como tem a possibilidade de outras cidades como Guarará, Descoberto, Rochedo de Minas, Chácara e Senador Cortes. 

Gestora Luciene fala do ICMS Turístico
Contudo, a reunião teve a duração aproximada de uma hora e trinta minutos, no qual foram apresentados os novos membros - representantes das Prefeituras, dos membros representantes da comunidade, assinaturas de convênios, entregas de certificados e palestras do presidente Renato Coutinho do Nascimento sobre o trabalho do CTCVM e da gestora Luciene Ribeiro Braga sobre os objetivos e exemplos de gestão turística, aeroporto internacional Itamar franco, ICMS turístico e ações diversas que devem ser implantadas. Também aconteceu um debate focando dos pontos positivos da região, os negativos, e a questão de segurança pública é uma preocupação conjunta de todos os municípios, visto que nos últimos anos, a violência aumentou em grande escala na Zona da Mata mineira. 

As particularidades de cada município também foram temas, em São João Nepomuceno, por exemplo, o turismo rural (cachoeiras, fazendas, sítios), o vestuário, a fabricação e industrialização das cachaças, os festivais de comida de botequim o de cerveja artesanal e o “Nepopó Festivao” (Festival de Teatro), como interessantes atrativos para visitantes em formatos definidos e alinhados aos padrões de festas e eventos pela SETUR-MG (secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais). 

O presidente Renato Coutinho disse da dinâmica do turismo na região
 Ao final, todos disseram estar empenhados a fazer o melhor por suas cidades e consequentemente a região. Uma próxima reunião será agendada para todos os membros do CTCVM, no momento a gestora Luciene estará visitando as cidades e as Prefeituras no que for necessário e consultas de temas variados do turismo. A atual diretoria tem dois são-joanenses, acompanhe: Presidente: Renato Coutinho Nascimento (Goianá), Vice-presidente: Márcio Heleno Silva “Sabones” (SJN), Diretor Financeiro: Geraldo Magela Rabêllo (SJN) e Gestora: Luciene Ribeiro Braga (Rio Novo), além é claro dos representantes das Prefeituras e comunidades (comércio, imprensa, cultural, esportivo, etc).

Márcio Sabones
Fotos: Márcio Sabones

Comentários