Karatê são-joanense entre os melhores no RJ



Apenas cinco atletas e 12 medalhas em competição estadual do Rio de Janeiro

Entre 25 academias que participaram do campeonato estadual do Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de março,  e tendo como convidados outros estados como:  Minas Gerais, Bahia e Sergipe, a Associação Josué Rocha de Karatê de São João Nepomuceno conquistou a 4ª colocação geral com apenas cinco competidores e vencendo 12 medalhas (04 ouro, 05 prata e 03 bronze), no bairro de Bangú, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  

Na competição foram 200 atletas nas categorias mirim até adulto (masculino e feminino), nas modalidades Kata (forma) e kumitê (luta), sendo os representantes de São João Nepomuceno foram: Bárbara Dessupoio (categoria 10/11 anos); Eduarda, Lorrayne e Estephany (categoria 12/14 anos) e Thiago Pável (categoria Adulto - faixa preta) e também treinador da equipe.

A atleta Bárbara estreante em competições conseguiu duas medalhas de ouro. Na categoria 12/14 anos Kata, o pódio foi todo são-joanense com ouro para Estephany, prata para Eduarda e bronze para Lorrayne.

No Kumitê A, Estephany venceu Eduarda numa final acirrada. Enquanto no Kumitê B, Lorrayne foi vice campeã. Rodrigo da cidade de Valença representou São João Nepomuceno na categoria Máster e conquistou a medalha de bronze no Kata. 

Na categoria principal, Thiago conquistou a medalha de prata no Kata, depois de dois anos afastado das competições. A disputa foi emocionante e com diferença de apenas um décimo de nota para o campeão. Thiago também ganhou a medalha de bronze no Kumitê, perdendo na semifinal para o atleta Luciano Werneck do Rio de Janeiro, hoje considerado o melhor atleta do Brasil. 

São João Nepomuceno ainda conquistou o troféu de vice-campeão do júri popular com a apresentação de Lorrayne e Estephany. A campanha são-joanense foi um feito que arrancou elogios dos dirigentes da confederação. 

Thiago foi convidado a ser o titular na equipe de Kata que representará o Brasil no Panamericano em Agosto na argentina e no próximo campeonato Mundial.  

“Fiquei dois anos sem competir. Mas venho treinando muito forte para voltar a boa forma que me deu três títulos brasileiros. Enfrentei entre os 30 competidores da minha categoria, atletas de nível internacional o que valorizou muito minhas duas medalhas. Estou longe das minhas melhores condições, mas sinto renovado e no caminho certo para fazer uma boa temporada. Também gostaria de agradecer a Prefeitura Municipal junto com o Departamento de Esportes que deram total apoio para a equipe representar a cidade com segurança e tranquilidade. Entendendo que essas conquistas contribuem muito para a representatividade e incentivo de cunho social tendo em vista que o esporte é um grande caminho para crianças e jovens”, explicou Thiago. 

A Associação Josué Rocha de Karatê prepara sua equipe para as seguintes competições: Copa Ary Barroso que será realizada em Ubá, no dia 02 de abril. Campeonato Brasileiro em Maio no Rio de Janeiro. Panamericano em Buenos Aires (Argentina) em agosto. A Associação está de endereço novo, na Rua Duque de Caxias nº 70, no centro, ao lado do antigo sabor mineiro,  com aulas de Karatê, Defesa Pessoal, Capoeira e Crossfit Fighter uma nova modalidade exclusiva para mulheres que define e modela o corpo, além de ensinar defesa pessoal.

Por Márcio Sabones
(Matéria assinada por este jornalista no
 jornal Voz de S. João, edição nº 5503)
Fotos: Academia Josué Rocha

Comentários